Após notificação, quase 1,5 mil educadores estão desesperados e sem informação; e deputado pede investigação contra ex-secretário de Finanças de Cassol

minutadoacordo

Avisamos

“O Espectador” já havia adiantado que um ex-secretário de Estado cobra uma dívida milionária da construtora Ouro Verde, empresa apontada pelo Ministério Público (MP/RO) como pivô no escândalo da ponte de Ji-Paraná.

Ganhou nome

Na sessão plenária desta terça-feira (24), o ex-secretário ganhou nome. José Genaro de Andrade, ex-secretário de Finanças do governo de Ivo Cassol (PP) é alvo de pedido de investigação protocolado pelo deputado estadual Hermínio Coelho (PCdoB) em todos os órgãos de investigação e controle.

Minuta do acordo assinada em setembro de 2017

10%

Embora não tenha mencionado os termos exatos da cobrança efetuada judicialmente por Genaro via Justiça, o parlamentar que o expôs mencionou que, coincidentemente, o valor perfaz praticamente 10% da monta do realinhamento de R$ 30 milhões obtidos pela Ouro Verde através da Justiça Arbitral de Ji-Paraná. A Justiça de Rondônia já mandou suspender os pagamentos remanescentes e determinou o bloqueio nos bens de todos os envolvidos. 

Desdobramentos

Os desdobramentos expostos pelo deputado Hermínio precisam ser cuidadosamente avaliados pelas autoridades responsáveis. No mínimo, é necessário responder pelo menos a seguinte pergunta suscitada no próprio pedido de investigação: por que o ex-secretário de Finanças do governo Cassol está cobrando essa dinheirama toda de uma empresa que realizava obras públicas em Rondônia justamente na época do ex-governador? Com a palavra, as autoridades!

Quase 1,5 mil educadores na berlinda

Apenas seis dias após o término da greve dos educadores de Rondônia, o secretário Florisvaldo Alves da Silva, que já pediu exoneração da gestão Daniel Pereira (PSB), mandou notificar quase 1,5 mil servidores da pasta em situações supostamente irregulares apontadas por um pente fino do Tribunal de Contas (TCE/RO). SAIBA SE SEU NOME ESTÁ NA LISTA CLICANDO AQUI. (pág. 39 em diante).

Pandemônio

Muitos professores, preocupados com o curtíssimo prazo de cinco dias apontado pela notificação, sequer sabem o que fazer. Até mesmo os diretores da grande maioria das escolas não têm informações suficientes para repassar e instruir os profissionais acerca da questão. Muitos estão completamente perdidos por conta da falta de informação e principalmente pela forma distorcida com a qual a notificação fora propagada.

Sintero

O sindicato que representa a categoria informou à coluna que “Os servidores comprovando a compatibilidade de horário, fica tudo certo. Quanto ao prazo de 5 dias úteis, a direção do Sintero já manteve contato com a Seduc, que ficou de publicar uma Circular contendo as orientações para que os servidores consigam os documentos necessários”.

LEIA

Seduc promete divulgar Memorando Circular para orientar professores quanto à notificação da carga horária

Direito

A direção do Sintero informou que defende os direitos dos servidores no que estiver dentro do limite da legalidade. Os que precisarem de esclarecimentos devem procurar a entidade. No geral, a informação é a de que “O servidor só tem que comprovar que cumpre a carga horária”.

Japonês da Federal

“Japonês da Federal” assume presidência do PEN no Paraná – noticiou o Estadão. “Newton Ishii, famoso por conduzir ilustres condenados da Lava Jato, sucumbiu aos encantos da política. Não só se filiou ao PEN como vai presidir o partido no Paraná. Colegas de Ishii na Polícia Federal se incomodaram com a escolha da sigla. Foi o PEN que ingressou com ação no Supremo para impedir a prisão após 2.ª instância, manobra considerada um golpe na Lava Jato”, diz trecho da reportagem.

Contato

Estamos à disposição através do e-mail viniciuscanova89@gmail.com. Lembre-se: “O Espectador” é veiculada originalmente no Rondônia Dinâmica, mas a reprodução está autorizada desde que citada a fonte.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s